Início > Bíblia Online, Mundo Cristão, Notícias, Vida Cristã > A beleza da feiura de Jesus

A beleza da feiura de Jesus

Lucas conta que o alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, estavalendo a respeito de Jesus no carro que o levava de volta à Etiópia. Aesta altura, a carruagem se aproximava da faixa de Gaza. A passagem dolivro que o homem lia estava em torno daquilo que hoje chamamos decapítulo 53 do profeta Isaías. Entre outras informações, o etíope leu: “Ele [Jesus] não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada havia em sua aparência para que o desejássemos.” (Is 53.2.) 

ANova Tradução na Linguagem de Hoje é mais incisiva: “Ele não era bonitonem simpático nem tinha nenhuma beleza”. Em outras palavras, o profetaestava chamando a atenção do leitor para a feiúra de Jesus. Sem dúvida,ele também tinha ficado impressionado com esse pormenor.

A explicação da aparente feiúra de Jesus está no capítulo anterior, três versículos antes: “Sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou irreconhecível como homem; não parecia um ser humano.” (Is 52.14.)

Oprofeta não se referia ao Jesus da transfiguração, nem ao do Sermão doMonte, mas ao Jesus desfigurado do Getsêmani, ao Jesus da Sexta-Feirada Paixão. Ele estava verdadeiramente feio: cabelo despenteado eensanguentado, por causa da coroa de espinhos; rosto cheio de hematomase manchas roxas, por causa da pancadaria; costas sem pele nem carne,por causa dos açoites; corpo repelente, por causa da rara mistura dosuor  com sangue, poeira e cuspe – o cuspe dos soldados; pernastrôpegas, por causa de uma noite sem dormir; e semblante que nãotransmitia nenhum sinal de alegria, por causa da tristeza mortal que oacometeu logo ao chegar ao Getsêmani, do beijo de Judas, do abandonodos discípulos, da tríplice negação de Pedro, do depoimento falso dastestemunhas, da covardia de Pilatos e da ingratidão do povo quepreferiu soltar Barrabás.

Todavia, é nessa impressionantefeiúra de Jesus na Sexta- Feira da Paixão que nós vemos a sua maiorbeleza. O que mantém os crentes ligados a Jesus já por vinte séculos éa beleza de seu sacrifício expiatório. Nós não negamos a sua feiúra,mas enxergamos toda a beleza que está por trás dela.

Repetimosao redor do mundo que ele desceu ao Hades e subiu aos céus. Escolhemosa cruz como o mais precioso símbolo do Cristianismo. Para chamar aatenção dos nossos filhos para a salvação operada no Gólgota econfirmada no jardim da casa de José de Arimatéia, fabricamos a fraseaparentemente mais contraditória da história: “A beleza da feiúra deJesus!” 

Precisamos orar para enxergar toda a beleza de Jesus.Ela é tão misteriosa, tão rica, tão vasta, tão avassaladora, tãosublime, que a nossa capacidade de enxergá-la é limitada. Precisamos deajuda para enxergar não só a beleza de seu sacrifício vicário, mastambém a beleza de seu nascimento virginal (Jo 1.14), de suaressurreição inesperada (Lc 24.5-6), de sua ascensão majestosa (Hb1.3), de sua agenda atual (1Co 15.24), de sua volta gloriosa (Mt 24.30)e de sua plenitude universal, inquestionável e inesgotável sobre erasque tombam sobre eras numa sucessão contínua (Fp 2.9-11)!

Revista Ultimatoimgr = new Array();imgr[0] = “http://i43.tinypic.com/orpg0m.jpg”;imgr[1] = “http://i43.tinypic.com/orpg0m.jpg”;imgr[2] = “http://i43.tinypic.com/orpg0m.jpg”;imgr[3] = “http://i43.tinypic.com/orpg0m.jpg”;imgr[4] = “http://i43.tinypic.com/orpg0m.jpg”;showRandomImg = true;boxwidth = 298;cellspacing = 8;borderColor = “#ffffff”;bgTD = “#000000”;thumbwidth = 40;thumbheight = 40;fntsize = 12;acolor = “#666″;aBold = true;icon = ” “;text = “Comentários”;showPostDate = false;summaryPost = 40;summaryFontsize = 10;summaryColor = “#666″;icon2 = ” “;numposts = 5;home_page = “http://www.providencianews.blogspot.com/”;

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: