Início > Banda Providencia, Biografias > Biografia: Third Day

Biografia: Third Day

Third Day é uma banda cristã de rock formada em Marietta, na Georgia, EUA, durante os anos 90. O grupo foi formado pelo cantor Mac Powell e pelo guitarrista Mark Lee. O nome da banda (que em português significa “terceiro dia”) é uma referência bíblica à ressurreição de Jesus Cristo, três dias após a sua crucificação.
Third Day foi a primeira banda a assinar pela Reunion Records em 1995, pela qual lançaram o seu primeiro álbum. Depois desse, a banda lançou ainda mais sete álbuns e um mini-álbum. A banda assinou pela Essential Records, marcando o lançamento de Southern Tracks. Os Third Day ganharam o Grammy Award para Best Rock Gospel Álbum em 2003 e 2005, com os álbuns Come Together e Wire, respectivamente.
Os fãs da banda são coletivamente chamados de “Gomers”. Gomer, de certo modo, é o seu apelido. Cada Gomer tem de escolher um primeiro nome, tal como por exemplo Happy Gomer, Mac Gomer, etc. Na Bíblia, Gômer é o nome da esposa infiel do profeta Oséias. Não interessa quantas vezes Gomer deixasse Oséias, este sempre a salvaria quando ela estivesse em dificuldades. Esta história é explorada na música Gomer’s Theme dos Third Day. Nos concertos da banda, os Gomers vestem roupa de cor laranja, dessa forma a banda consegue reconhecê-los facilmente do palco.

BIOGRAFIA – INTEGRANTES

MAC POWELL
Nome: Johnny Mac Powell
Nascimento: 25/12/1972
“Eu canto desde que me conheço como gente. Cresci no meio da música com meus pais cantando e tocando guitarra. Quando criancinhas cantavam músicas infantis eu já cantava música de grandes corais e grupos. Também cantava muito Southern Gospel (Gospel sulista) todos Domingos na Igreja. Na escola tocava trompete na banda e amava isso. Me mudei do Alabama para a Georgia no segundo ano e iria mudar quando maior. Aí conheci Mark Lee.
Mark e eu estávamos numa banda de garagem da escola chamada Nuclear Hoedown. Não éramos bons, mas amamos a música. Deus trabalhava em nossos corações ao mesmo tempo e sai da banda porque senti que Deus queria me usar. Foi difícil, porque sempre quis ter uma banda, mas realmente senti que era a coisa certa pra fazer. Mais ou menos uma semana depois, Mark me disse: Você quer fazer uma banda cristã? Não conheci muito de música cristã mas respondi: Claro! Começamos a compor músicas sobre nossa fé e tocando em todo o lugar que pudéssemos. De domingos na escola até pequenas igrejas, tocávamos onde podíamos. Um ano depois encontramos Dave e Brad e alguns anos depois fizemos nossa banda”.

MARK LEE
Nome: Mark David Lee
Nascimento: 29/05/1973
“Foi culpa da minha mãe. Nunca esquecerei o dia que ela chegou em casa e me perguntou se queria fazer aulas de violino, tinha uns 6 anos. Aí começou minha vida de amor a música. Porque toquei violino, meu pais me apoiaram a assistir shows como Hee-Haw e Austin City Limits para analisar o violinista – a consequência foi meu amor por música country e raízes. Quando estava na 10ª grade, percebi que as garotas não ficavam impressionadas com violino, então troquei pra guitarra (nota: se você toca violino, continue – algum dia irá me agradecer!). Na 12ª grade, me encontrei com Mac Powell, e começamos a famosa mundialmente Nuclear Hoedown (talvez você já tenha escutado ela) com alguns amigos da escola. Uma noite estava na casas de Mac e conversamos sobre como queríamos escrever músicas que refletiam nossa fé em Cristo. Essa conversa era o começo do que iria se tornar o Third Day. Em 1992 encontramos David Carr e Tai Anderson numa apresentação de igreja, e o resto, como eles dizem, é história…”

BRAD AVERY
Nome: Bradley Brent Christopher Avery
Nascimento: 20/08/1971
“Cresci numa família de músicos, e comecei no piano quando tinha 5 anos. Meu primeiro violão foi um Silvertone accoustic e a primeira guitarra foi uma cópia da Lotus Les Paul. Nos 12 anos, comecei a me aficcionar nas músicas que meus irmãos mais velhos escutavam e comecei a tirá-las de ouvido. Depois de meu primeiro anos na escola, fui para a estrada com Young American Showcase por 2 anos e viajei o país. Depois de mais um ano de colégio me mudei para Atlanta e conheci minha esposa Mindi. Depois de esperar alguns meses enquanto tocava na igreja, Third Day abriu um show do Chris Carder (toquei guitarra para Chris) num show beneficente. 8 meses depois, Third Day estava procurando uma chance e mudar o tipo de som. Aí foi que eu entrei para um teste. O primeiro solo que escrevi foi Consuming Fire e quando tocamos o com juntos pela primeira vez, é que o som do Third Day nasceu. Sabíamos imediatamente que combinávamos e o resto é história. Glória a Deus”.

TAI ANDERSON
Nome: Samuel Tai Anderson
Nascimento: 11/06/1976
“Iniciei na música com 9 anos. Me juntei com a banda ukelele na minha escola. Ela se chamava escola Cristã Mt Paran em Marietta, GA. Havia uma banda local cristã chamada Mylon Lefevre and Broken Heart que se apresentava todo mês na escola. Um dia após a aula, Kenny o baixista do Broken Heart pegou um tempo pra falar comigo. Me disse que sabia tocar nas cordas, mas tocava as erradas. Eu deveria tocar baixo. Semanas depois eu peguei um baixo e comecei a tocar. No ginásio encontrei David Carr. Estávamos no mesmo grupo que mais tarde iria pro colegial. Nós dois começamos a tocar numa banda jovem. Tocávamos na igreja nas quartas e domingos a noite e também viajávamos com nosso jovem pastor tocando em toda Georgia do Norte. Uma noite estávamos tocando com nosso pastor numa pequena igreja Metodista em Powder Springs, Georgia. Mais tarde, Third Day estava tocando acusticamente. Embora David e eu saímos depois de nossa apresentação, nosso pastor, Mark Manuel escutava o Third Day. Ele amou a voz de Mac Powell e as músicas e perguntou pra eles tocarem em nosso grupo. Como pagamento, David gravaria um demo da banda em sua garagem. Semanas depois fiz meu trabalho com o baixo no demo, e a próxima coisa foi saber que nossa foto estava na banda. Eu tinha 16 anos”.

DAVID CARR
Nome: David Ronald Carr
Nascimento: 15/11/1974
“Meu interesse na música começou muito cedo. Tinha um amigo que tocava bateria e implorei para ele me deixar tocar com eles. Depois da primeira vez que toquei, estava fisgado! Imediatamente implorei para meus pais me comprarem uma bateira e quando fiz 11 anos eles seguiram meus pensamentos. Estava nocauteado por um instante e levei a sério.
Ao longo da escola toquei em muitas bandas aqui e lá. Me converti cristão quando tinha 15 anos e realmente queria servir a Deus com minha bateria de algum modo. Orei à Ele para me colocar numa banda cristã e quando tinha 19 anos conheci Mac e Mark. Senti realmente que estava acontecendo a promessa e que Deus tinha realmente nos colocado juntos. Então essa foi a cronologia de minha vida como baterista.
Embora nunca tive aulas de bateria e não me considero um baterista realizado, senti que desenvolvi um bom estilo, “Third Day”. O que toco funciona para a banda e nosso som é apenas o auge da personalidade e influência de cada um. Há muitos bateristas melhores que eu aí fora, mas o que aprendi em tudo isso, é que tudo é para tocar a música. Espero que eu faça isso!”

INTEGRANTES

Mac Powell (Vocal, Guitarra)
Mark Lee (Guitarra)
Brad Avery (Guitarra) – Deixou a banda recentemente depois de 15 anos.
Tai Anderson (Baixo)
David Carr (Baterista, Percussão)

DISCOGRAFIA

Third Day (1996)
Conspiracy No. 5 (1997)
Time (1999)
Offerings: A Worship Album (2000)
Come Together (2001)
Offerings II: All I Have To Give (2003)
Wire (2004)
Live Wire (2004)
Wherever You Are (2005)
Christmas Offerings (2006)
Chronology Volume 1 (2007)
Chronology Volume 2 (2007)
Revelation (2008)

PRÊMIOS CONQUISTADOS

Grammy Award

2002 – Grammy Award – Melhor CD de Rock do Ano com “Come Together”

2004 – Grammy Award – Melhor CD de Rock do Ano com “Wire”
2006 – Grammy Award – Melhor CD de Pop/Contemporâneo do Ano com “Wherever You Are”

Dove Awards

1998 – Dove Award – Melhor CD de Rock Gospel do Ano com “Conspiracy No. 5”
1998 – Dove Award – Melhor Canção de Rock do Ano com “Alien”
1999 – Dove Award – Melhor Album Especial do Ano com “Exodus”
2000 – Dove Award – Melhor CD de Rock do Ano com “Time”
2001 – Dove Award – Melhor Grupo do ano
2001 – Dove Award – Melhor Astista do Ano
2001 – Dove Award – Melhor Canção de Rock do Ano com “Sky Falls Down”
2001 – Dove Award – Melhor CD de Louvor e Adoração do Ano com “Offerings: A Worship Album”
2001 – Dove Award – Melhor Álbum Especial do Ano com “City on a Hill: Songs of Worship and Praise”
2002 – Dove Award – Melhor Grupo do ano
2002 – Dove Award – Melhor DVD Musical do ano com “Third Day Live in Concert: The Offerings Experience”
2002 – Dove Award – Melhor CD de Rock do Ano com “Come Together”
2002 – Dove Award – Melhor Canção de Rock do Ano com “Come Together”
2003 – Dove Award – Melhor Grupo do ano
2003 – Dove Award – Melhor Canção de Rock do Ano com “40 Days”
2003 – Dove Award – Melhor Álbum Especial do Ano com “City on a Hill: Sing Alleluia”
2004 – Dove Award – Melhor CD de Louvor e Adoração do Ano com “Offerings II: All I Have to Give”
2004 – Dove Award – Melhor DVD Musical do ano com “Third Day Live in Concert: The Come Together Tour”
2005 – Dove Award – Melhor Álbum Especial do Ano com “The Passion of the Christ: Songs”
2005 – Melhor CD de Rock/Contemporâneo do Ano com “Wire”
2006 – Melhor CD Canção de Pop/Contemporâneo do Ano com “Cry Out to Jesus”
2007 – Melhor CD de Natal do Ano com “Christmas Offerings”

SITES
Site oficial: http://www.thirdday.com/
Myspace oficial: http://www.myspace.com/thirdday
Fã Clube Oficial: http://www.thirddaywired.com/

REFERÊNCIAS

http://en.wikipedia.org/wiki/Third_day

http://koynonia.multiply.com/journal/item/40/Biografia_Third_Day

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: